Publicado em pensamentos

Sonhos e objetivos.

Durante muitas conversas interessantes que tenho ao longo dos dias eu sempre ouço muito sobre os sonhos e objetivos das pessoas… Elas falam de seus projetos e planos para o futuro e misturam essas duas palavras constantemente…

O que é sonho..?

O que é objetivo..?

A mesma coisa? Nada disso! Existem algumas pequenas diferenças entre eles, que modificam bastante o sentido. Para explicar melhor darei um exemplo:

“Vou estudar bastante para conseguir entrar na faculdade. Durante o curso absorverei o máximo de de cultura possível e me formar em Medicina. Com o tempo vou adquirir mais e mais conhecimento, operar muitos pacientes e me estabilizar financeiramente. Após isso pretendo abrir um hospital próprio, com meu nome…”

Esse pequeno trecho mostra a vontade de um garoto que pretende ser médico (fictício).
Apesar dos significados serem diferentes, “sonhos” e “objetivos” estão diretamento interligados. Um depende totalmente do outro. Como deu para reparar os dois estão presentes na vontade do menino.

Objetivo sempre será o próximo passo a ser dado na busca pelo seu sonho! Por toda a vida as pessoas se deparam com grandes desafios, que precisam ser superados… São os objetivos! Cada degrau subido, cada obstáculo passado é uma missão que foi cumprida com sucesso e, cada vez que uma etapa for superada, novos objetivos serão apresentados. No caso do futuro médico apresentado aqui ele vai ter que se formar, depois adquirir experiência, se estabilizar financeiramente e aí sim poderá abrir um hospital com seu nome.

Assim como o garoto fictício, todos nós temos sonhos, que são extremamente difíceis de se alcançar, dependendo da grandiosidade dele. A maioria das pessoas passam a vida inteira sem sequer chegar perto dele… Por isso é necessário lutar, se esforçar, dar um passo de cada vez (não se pode tentar andar mais que as pernas ou tudo o que foi conseguido até então pode ir por água abaixo…), e, o mais importante, acreditar nele!!

Mas tem uma pergunta que não quer calar… E se eu alcançar meu sonho? O que acontece? Acabou? Consegui tudo o que queria?

Resposta: “Sim“, e depois, “Não“.

Sim” porque você terá chegado ao topo! Terá conseguido realizar o que tanto queria.

Não” porque você vai perceber um dia que aquilo que denominou “sonho” na verdade é somente mais um objetivo da sua vida. Trocando em miúdos, você começará a sonhar mais alto! Na verdade o ser humano nunca estará satisfeito com suas conquistas, sempre vai querer mais e mais…

Conclusão: Você nunca vai alcançar seu sonho realmente, pois quanto mais você se aproxima do “sonho antigo”, mais ele se transforma em um novo objetivo a ser superado. Mas não se assuste! Isso não significa que sua vida não será boa…

Mas então pra que serve a porcaria do sonho se eu nunca vou conseguir alcançá-lo?
Ele serve para te desafiar e fazer com que você siga em frente! Um indivíduo que não sonha não possui um foco em que se concentrar e acaba se perdendo no mundo. Provavelmente será uma pessoa frustrada e infeliz…
Os objetivos e os sonhos são fundamentais! Sem sonhos não se sabe o que perseguir, e sem objetivos não se sabe que caminhos que devemos tomar para chegar.

Eu tenho um sonho: ir para os Estados Unidos estudar Cinema. Meus objetivos no momento se resumem em aperfeiçoar o idioma e realizar intercâmbio.

E vc, qual seu sonho???




Anúncios

Autor:

Escrever é enfiar o dedo na garganta.

Uma opinião sobre “Sonhos e objetivos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s