Publicado em pensamentos

Véspera das vésperas…

Dia 23 de Dezembro de 2010, quem diria hein?! Passou voannndo este ano.
Paro para pensar e lembro como se tivesse sido ontem, as comemorações no banco, a confraternização, me lembro direitinho. Como estava bem naquela época. Foram tempos bons.

E falando em banco, na terça feira passada (anteontem) teve o amigo secreto da equipe e tal. Fui convidada e fui. Resolvi tentar quebrar essa barreira que estou sentindo, sabendo que a volta se aproxima. Ao mesmo tempo que foi um medinho com frio na barriga, sabia que estava fazendo a coisa certa em estar no meio, me reacostumando com aqueles rostos (sem contar os novos que são muitos!). Tirando a parte que não via a hora de vir embora, foi tudo bem. E ainda por cima quem me pegou no amigo secreto foi a minha melhor colega do trabalho (uma mãezona) – a Sol. Me deu um par de alargadores. Eu que gostei (risinhos).

Hoje fiz duas provas na faculdade: legislação e comunicação empresarial. Tirei 8,0 nas duas. Fiquei bem contente com o resultado. Agora tenho que me preparar para o exame de Estatística, pois não atingi a média. Que surpresa né. Não adianta eu não entendo estatística. Aff, que materiazinha hein… Sem coments. Mas dia 4/01 estamos de volta. Tentar me preparar para recomeçar a vida aos poucos, pois os sonhos são muitos e o tempo voa.

 

Dia 23 véspera da véspera de Natal. Legal. Mas e daí? O que é o Natal? Vários blogs e artigos devem estar sendo postados nesta época indagando a mesma coisa, mas eu não quero deixar passar e também quero falar a respeito.
Vamos por partes. Comemora -se o que? A maioria das respostas será : “nascimento de Jesus”. Tá e daí?

O que isto significa para vc?
Jesus nasceu mesmo dia 25 de Dezembro?
Vamos ver o que eu acho para esclarecermos….

Embora não seja impossível, parece improvável. A Bíblia não especifica um dia ou mês. Um problema com Dezembro é que seria fora do comum que pastores estivessem “pastoreando nos campos” nesse frio período do ano, quando os campos ficavam improdutivos. A prática normal era manter os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém (70 milhas).

Um período mais provável seria em fins de Setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era comumente admitida. Além do mais, crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de Setembro. A concepção de Cristo, contudo, pode ter ocorrido no final de Dezembro do ano anterior. Nossa celebração de Natal pode ser vista como uma honrada observação A encarnação do ‘Verbo que se fez carne’ (João 1:14).

Ué, mas então por que celebramos o nascimento de Jesus / Natal dia 25 de Dezembro?

Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo “Cristão” por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade..
O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.
Assim, por que 25 de Dezembro foi escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo com uma missa (ou ceia)? Como ninguém sabe o dia de Seu nascimento, a Igreja Católica se sentiu livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método se valia do fato de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e se arriscado a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã.

fonte : http://chocolatequente.blogspot.com

E por que celebrar o nascimento de Jesus? O que isto significa na vida das pessoas?

Meu ponto de vista é que muitas das pessoas nem sabem mais o real motivo. Vamos analisar porque ele deve ser louvado e celebrado.

Muitas pessoas trocam presentes nessa época, mas será que sabem realmente o porque de fazer isso ou é apenas um ato consumista imposto pela data? São presentes para aquele parente, almoço para um, jantar para o outro… e assim vão seguindo com toda essa “gastação” de dinheiro. Mas e quando falta o dinheiro? Qual seria a solução para isso? Já sei! Cartões de Crédito, para que quero vocês??? Para gastar é claro! Nessa época parece que as pessoas não se importam em fazer dívidas para o ano inteiro praticamente. O que na verdade importa é se vão poder impressionar as pessoas, ou não. E para isso existem aqueles que não medem esforços!! Todos querem ter uma passagem pela data do Natal bem feliz, não é mesmo? Mas para isso é importante saber que não é preciso comprar essa felicidade. A felicidade real não pode ser comprada, na verdade o preço pela nossa felicidade já foi pago há mais de 2 mil anos atrás e não foi com dinheiro, nem com cheque, nem com cartões de crédito. Nossa felicidade foi paga com o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. Então pra quÊ mais?
A celebração deve ser em comemoração ao aniversário de Jesus, que vive entre nós, e nos vivifica, nos sustenta e nos cuida.

Se vc ainda comemora o Natal de qualquer maneira, sem entender o sentido desta data, reflita! Dê uma chance para Jesus caminhar ao seu lado e fazer parte de sua vida. Comemore com Ele, que Ele comemora com vc. Faça uma experiência de conhecê- lo. Este é o desafio que deixo para vc. Vai encarar?

Bom, acho que me alonguei então vou ficar por aqui, mesmo não estando com sono… Mas vou se não eu não paro de escrever!

Espero que este post tenha tido alguma importância ou utilidade.

 

Deixem um recadinho ok?

 

Beijocas, e um Feliz Natal (com Jesus à mesa!) =D

OBS: eu volto para falar do ano novo  (risos).

 

Autor:

Escrever é enfiar o dedo na garganta.

Deixe uma Resposta

